Como planear uma Transição de Carreira?
- Camila Farinhas
- 26 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Muitas vezes, o processo de transição de carreira começa com uma insatisfação profissional. Primeiro pensamos que é cansaço. Vamos de férias e quando regressamos, parece que tudo piora. Depois, mudamos de empresa e a insatisfação permanece… É aqui que começamos a pensar se ainda gostamos de realizar determinada atividade. Quando chegamos à conclusão que não, surge a dúvida: por onde começar a trilhar um novo caminho profissional?
Como planear uma transição de carreira
1. Autoconhecimento
O Autoconhecimento é a chave de qualquer mudança na nossa vida. No âmbito profissional é importante percebermos: quais são os nossos gostos? Se pudesse trabalhar com qualquer coisa sem precisar do dinheiro, o que faria? Escolhi a minha profissão por vocação ou sugestão de alguém? Ou escolhi só porque “é o que dá mais dinheiro?”
Este é o primeiro e mais importante passo para quem pretende fazer uma transição de carreira.
2. Pesquisa de mercado
Escolhida qual a área com que gostaríamos de trabalhar é importante analisar:
Se existe demanda de mercado
Qual ou quais habilidades preciso de desenvolver para trabalhar nessa área
Qual o valor médio de ordenado? Esse valor vai suportar ao meu custo de vida atual?
Onde é possível desenvolver essa atividade? Empresas? De forma autónoma?
3. Atualizar o currículo e perfil no linkedin
Ter o currículo atualizado com as habilidades e experiências que vão de encontro à nova carreira é indispensável. Afinal, é quando menos esperamos que surgem as oportunidades e temos de estar preparados para tal. Hoje em dia, as redes sociais deixaram de ser “só” sociais, e passaram também a ser redes profissionais. O Linkedin é um excelente exemplo!
4. Networking
Conversar com pessoas que já trabalham na área e participar de eventos presenciais ou online, vai colocar-nos em movimento. Muitas vezes, é assim que vamos encontrar a oportunidade que procuramos.
5. Fazer uma mudança gradual
Nem sempre é possível transitar de carreira de forma repentina. Por isso, o ideal será conciliar as duas carreiras por um tempo e, de forma gradual, deixar a antiga profissão. Ao mesmo tempo que ganhamos experiência, temos alguma segurança monetária.
6. Ter uma reserva financeira
Poupar dinheiro ao longo desta transição é outro ponto importante. Afinal, temos de estar preparados para que o nosso ordenado seja inferior ao que estávamos habituados, pelo menos no inicio. Por isso, é necessário ter uma reserva financeira que cubra pelo menos 12 meses do nosso custo de vida.
Alguma vez pensaste em realizar uma transição de carreira? Se sim, qual a tua maior dificuldade? Conta-me nos comentários!
Comments