top of page

Produtividade tóxica: o que é e como podes evitá-la?

  • Foto do escritor: Camila Farinhas
    Camila Farinhas
  • 5 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Ser produtivo é considerado uma virtude por muitas pessoas. Afinal, conseguir realizar um grande número de tarefas num curto período de tempo traz consigo a sensação de realização e dever cumprido. Então, quando é que estamos perante uma produtividade tóxica?

A produtividade tóxica é caracterizada por uma obsessão em produzir mais em menos tempo, muitas vezes à custa da nossa saúde e bem-estar. Pode levar a consequências negativas como:

  1. Esgotamento fisico e mental

  2. Insónia 

  3. Desiquilíbrio entre a vida profissional e pessoal 

  4. Depressão

  5. Crises de ansiedade

Causas

Uma das principais causas da produtividade tóxica é justamente a valorização do trabalho excessivo. Geralmente quem trabalha mais horas que o necessário, terá mais hipóteses de ser promovido ou ter um aumento salarial. Além disso, as redes sociais e tecnologias móveis vieram promover a cultura de estar “sempre conectado”, e isso leva a uma pressão constante para estar sempre disponível e a trabalhar.  

Como evitar?

Estas são algumas formas de evitar cair na armadilha da produtividade tóxica:

1.Estabelecer limites saudáveis 

É importante definir um horário de trabalho especifico e respeitá-lo ao máximo. A utilização de tecnologias móveis e das redes sociais também devem ter um horário específico. Eu sei que é complicado, afinal vivemos conectados através da internet. No entanto, é importante ter momentos totalmente offline. A nossa saúde mental agradece!

2. Dizer não com frequência

Dizer sim a tudo e a todos leva (sempre) a uma sobrecarga de trabalho. Afinal, existe a cultura de que dizer “não” quando nos pedem algo é uma coisa má… A minha experiência diz-me que se não aprendermos a negar, os únicos prejudicados somos nós mesmos. 

Aprender a delegar tarefas é, também, uma opção válida sempre que for possível. 

3. Fazer pausas regulares 

Trabalhar por blocos de tempo é uma boa estratégia. Existem várias formas de o fazer: trabalhar 25 minutos e descansar 5, trabalhar 50 minutos e descansar 10… aqui, vai depender do tempo que cada um consiga estar 100% focado numa tarefa. A aplicação Be Focused é ótima para te ajudar!

4. Priorizar atividades que tragam bem-estar 

Atividade física, hobbies, tempo de qualidade com a família/amigos e colocar o sono em dia, são todas atividades que promovem o bem-estar e diminuem os níveis de stress e ansiedade. Não te esqueças de colocar no teu planeamento semanal estes momentos!

Ser produtivo não deve ser algo conseguido à custa da nossa saúde. Por isso, é importante identificar quando estamos a entrar na espiral da produtividade tóxica para que possamos tomar as medidas certas e evitar consequências graves.

Kommentarer


bottom of page